Avisos / Notícias

[Plano B - ]

02/14/2003

SISTEMA "OPEN-SOURCE" PARA BIBLIOTECAS E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Bibliotecas procurando reduzir o custo de sistemas proprietários estão migrando para uma alternativa open-source chamada Koha. Em linguagem própria, Koha é um ILS (Integrated Library System - Sistema Integrado para Biblioteca). Em outras palavras, é o software que bibliotecas públicas, escolas e universidades utilizam para "manuzear" o catalogamento, circulação, aquisição e acesso.

O mercado para ILSs é robusto. Exemplos de ofertas incluem Innopac da Innovative Interfaces, Advance da Geac e Voyager da Endeavor Information Systems. O Voyager, por exemplo, está instalado na biblioteca nacional da Austrália em Canberra.

Diferentemente dos produtos acima mencionados, o Koha - primeiro sistema open source para bibliotecas - é gratuito. Foi originalmente desenvolvido pela empresa neozelandeza Katipo Communications (http://www.katipo.co.nz) em 1999. Koha (palavra que significa presente ou doação) foi subsequentemente lançada sob a licença GPL e hoje é mantida pelo time de desenvolvedores voluntários ao redor do mundo. O Koha gerencia a maioria dos padrões internacionais para bibliotecas como MARC e Z39.50 (também conhecida como IRP).

Para saber mais visite a página do projeto: http://www.koha.org

Deivison Alves Elias - deivison@notíciaslinux.com.br

NOTA DO DIVULGADOR DA NOTÍCIA - Luis Henrique Loureiro dos santos:

No Brasil, também a Comunidade de Software Livre atua nesta área de Gerenciamento de Bibliotecas. Um exemplo é o Trabalho da Univates (RS) que desenvolveu o GNUTECA, descrito abaixo:

O GNUTECA - Sistema em software livre para a gestão de acervo, empréstimo, comunicação e colaboração para Bibliotecas, visa a elaboração de um sistema que conjugue funcionalidades para gerir acervos bibliográficos, controlar empréstimos, pesquisar em bases bibliográficas e administrar o sistema de forma local e remota. Promover maior agilidade e qualidade aos serviços prestados por bibliotecas através da criação um sistema integrado de administração de bibliotecas, totalmente desenvolvido com Software Livre.

Este sistema tem como paradigmas prover o fácil intercâmbio de informações com outros sistemas de Bibliotecas, mantendo-se dentro de normas internacionais ISO e também manter-se dentro do padrão internacional de catalogação MARC 21. Vislumbra ser um sistema abrangente e genérico para que molde-se a diferentes realidades, de difrentes bibliotecas, e sendo livre permite quaisquer tipos de adaptações sempre que necessárias.

A proposta do projeto GNUTECA é a criação de um novo sistema integrado de administração de Bibliotecas, totalmente desenvolvido com Software Livre, e que será distribuído também como Software Livre para toda e qualquer Instituição ou indivíduo que possa dele beneficiar-se. Além de atender todas as necessidades de administração de uma biblioteca, o GNUTECA deve ser construído dentro de padrões internacionais definidos para a catalogação de títulos, garantindo sua interoperabilidade com outros sistemas através de interfaces abertas e documentadas.

O projeto parte da concepção que todas as Bibliotecas que adotarem o sistema podem estar interligadas de alguma maneira (especialmente via Internet) e que o mesmo deve criar uma infra-estrutura de colaboração entre bibliotecários e demais funcionários das bibliotecas, evitando retrabalhos desnecessários. Por exemplo, uma vez feita a catalogação de um título em uma Biblioteca, tal catálogo pode ser "importado" para o sistema de outra biblioteca que adquira o mesmo título.

Assim, pretende-se com o desenvolvimento e implantação deste projeto promover benefícios não apenas à Biblioteca da UNIVATES, mas também às de outras Instituições.

Website do Projeto: http://gnuteca.codigolivre.org.br

Luiz Henrique Loureiro dos Santos - lhsantos@ufmg.br

Referências:
- UNIVATES-GnuTeca
- Projeto Koha
- N o t í c i a s L i n u x
- Deivison Alves Elias
- Eduardo Bacchi Kienetz

02/14/2003 a 02/21/2003. Este Mural é de responsabilidade de: